Objetivos

 

O objetivo do BrazMedChem é proporcionar um fórum científico capaz de estimular e desenvolver a ciência da química medicinal. O cultivo da educação continuada que enseje a cooperação entre os pesquisadores brasileiros e associações/colaborações a estrangeiros, constitui base fundamental de nossa proposta.

 

As ações do BrazMedChem para a execução desses objetivos são:
1. Organização bianual deste Simpósio;
2. Troca de experiências, informações e encorajamento nas discussões relacionadas a todos os aspectos da química medicinal moderna;
3. Estabelecimento de grupos de trabalho para estudar os assuntos relacionados à química medicinal e suas interfaces;
4. Oferecimento de minicursos destinados ao entendimento dos efeitos farmacológicos, estruturas químicas, alvos e sítios de ação. As relações estrutura-atividade e propriedade e os ensaios biológicos para obtenção do parâmetro farmacológico apropriado para esses estudos constituem, fundamentalmente, o embasamento desejado para o melhor entendimento das razões da atividade;
5. Criação e oferecimento do prêmio BrazMedChem de incentivo à pesquisa em química medicinal. Veja a distribuição do prêmio ao longo dos anos:

2008: Eliezer Barreiro (pesquisador de sênior), Adriano Andricopulo (jovem pesquisador) e Antonia Tavares do Amaral (pesquisadora de vanguarda).

2010: Ricardo Bicca de Alencastro (pesquisador de sênior), Andrei Leitão (jovem pesquisador) e Glaucius Oliva (pesquisador de vanguarda).

2012: Elizabeth Igne Ferreira (pesquisadora de sênior), Rafael Guido (jovem pesquisador) e Adriano Andricopulo (pesquisador de vanguarda).

2014: Ronaldo Aloise Pilli (pesquisador de sênior), Alessandro Nascimento (jovem pesquisador) e José Daniel Figueroa Villar (pesquisador de vanguarda).

6. Em 2010, foi ofertado um prêmio a estudantes de graduação que são iniciantes na ciência. Este foi um evento conjunto da Pfizer e BrazMedChem2010. Além disso, um grupo de alunos de graduação foi selecionado para um jantar com o prêmio nobel em química de 2001, o Prof. Dr. K. Barry Sharpless.

 

 
back BrazMedChem - Simpósio Brasileiro em Química Medicinal
Página oficial