Histórico


O Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem), de abrangência internacional, foi idealizado e realizado pela primeira vez em 2001 na cidade de Caxambu - MG, sob a presidência do Prof. Dr. Carlos Montanari. Nasceu falando inglês. Não por opção própria, mas sim por opção universalista, holística, característica de sua natureza internacional.

O BrazMedChem2004 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, sob a presidência do Prof. Dr. Jose Daniel Figueroa Villar. Deste último evento, realizado com enorme sucesso para a Química Medicinal brasileira, criou-se o grupo mantenedor do BrazMedChem com o objetivo de divulgar, informar, educar e historiar a evolução dessa ciência que tem forte motivação para a inovação, descoberta e desenvolvimento de novos fármacos úteis na farmacoterapia universal.

Esse grupo tem o objetivo de propiciar um fórum ativo de discussões sobre como a Química Medicinal e seus agentes poderão contribuir para a evolução da farmacoterapia no Brasil. Além disso, pretende estabelecer uma nova fonte de informações para a comunidade externa com a divulgação de notas e endereços eletrônicos relacionados com diversas doenças que estão sendo estudadas pela comunidade brasileira de cientistas.

O sucesso sem precedentes do BrazMedChem2006 em Águas de São Pedro-SP, sob a presidência do Prof. Dr. Glaucius Oliva, contou com um elenco fabuloso de pesquisadores de renome internacional. Confira a lista de convidados.

Em 2008 o BrazMedChem realizando em Porto de Galinhas-PE sob a presidência do Prof. Dr. Ivan da Rocha Pitta, não apenas repetiu o sucesso do BrazMedChem2006, como também superou todos os recordes de participação de toda a história do Simpósio, alavancado sobretudo pelo engajamento de pesquisadores da região nordeste.

O BrazMedChem comemorou uma década de existência em 2010. O evento contou novamente com a presença de ilustres pesquisadores nacionais e internacionais. Realizado em Ouro Preto-MG, O BrazMedChem2010 demonstrou a consolidação deste Simpósio como um dos maiores e mais importantes da América Latina, com a materialização dos objetivos propostos desde sua origem e foi presidido pelo Prof. Dr. Carlos A. Montanari.

O BrazMedChem2012 foi realizado pela primeira vez na região sul do país, sob coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Eifler Lima. A expectativa de mais uma reunião de sucesso foi alcançada, com grande apoio dos pesquisadores da região sul.

Novamente em 2014, o BrazMedChem foi realizado no estado de São Paulo, sob a coordenação do Prof. Dr. Andrei Leitão. Este evento contou com o maior número de pesquisadores palestrantes dentre todas as edições, incluindo 2 workshops e 1 minicurso. Deve-se ressaltar a presença do Prof. Dr. Kurt Wüthrich, agraciado com o prêmio Nobel de 2002 em Química, que realizou a palestra de abertura.

O BrazMedChem é hoje um evento de natureza multi-, inter- e transdisciplinar presente no seu corpo de palestrantes e, sobretudo, graças aos participantes, que provêm de diversas áreas do conhecimento voltados à discussão da química medicinal. Esta é a grande fonte propulsora que engrandece a química medicinal brasileira.

Agora o BrazMedChem será organizado pela Divisão de Química Medicinal, que é parte da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).


Ricardo Bicca de Alencastro
Carlos Alberto Montanari
Andrei Leitão
José Daniel Figueroa Villar

Comitê Permanente do BrazMedChem até 2014

 
back BrazMedChem - Simpósio Brasileiro em Química Medicinal
Página oficial