Fotos
Você está aqui: P√°gina inicial >> Sobre o evento

Sobre o BrazMedChem


História

O Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem), de abrangência internacional, foi realizado pela primeira vez em 2001 na cidade de Caxambu - MG, sob a presidência do Prof. Dr. Carlos Montanari. Nasceu falando inglês. Não por opção própria, mas sim por opção universalista, holística, característica de sua natureza internacional.

O BrazMedChem2004 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, sob a presid√™ncia do Prof. Dr. Jose Daniel Figueroa Villar. Deste √ļltimo evento, realizado com enorme sucesso para a Qu√≠mica Medicinal brasileira, criou-se o grupo mantenedor do BrazMedChem com o objetivo de divulgar, informar, educar e historiar a evolu√ß√£o dessa ci√™ncia que tem forte motiva√ß√£o para a inova√ß√£o, descoberta e desenvolvimento de novos f√°rmacos √ļteis na farmacoterapia universal.

Esse grupo tem o objetivo de propiciar um f√≥rum ativo de discuss√Ķes sobre como a Qu√≠mica Medicinal e seus agentes poder√£o contribuir para a evolu√ß√£o da farmacoterapia no Brasil. Al√©m disso, pretende estabelecer uma nova fonte de informa√ß√Ķes para a comunidade externa com a divulga√ß√£o de notas e endere√ßos eletr√īnicos relacionados com diversas doen√ßas que est√£o sendo estudadas pela comunidade brasileira de cientistas.

Em 2006 o sucesso sem precedentes do BrazMedChem2006, sob a presidência do Prof. Dr. Glaucius Oliva, contou com um elenco fabuloso de pesquisadores de renome internacional. Confira a lista de convidados.

Em 2008 o BrazMedChem, sob a presidência do Prof. Dr. Ivan da Rocha Pitta, não apenas repetiu o sucesso do BrazMedChem2006, como também superou todos os recordes de participação de toda a história do Simpósio.


Objetivos

O objetivo do BrazMedChem √© proporcionar um f√≥rum cient√≠fico capaz de estimular e desenvolver a ci√™ncia da qu√≠mica medicinal. O cultivo da educa√ß√£o continuada que enseje a coopera√ß√£o entre os pesquisadores brasileiros e associa√ß√Ķes/colabora√ß√Ķes a estrangeiros, constitui base fundamental de nossa proposta.

As a√ß√Ķes do BrazMedChem para a execu√ß√£o desses objetivos s√£o:

1. Organização bianual deste Simpósio;

2. Troca de experi√™ncias, informa√ß√Ķes e encorajamento nas discuss√Ķes relacionadas a todos os aspectos da qu√≠mica medicinal moderna;

3. Estabelecimento de grupos de trabalho para estudar os assuntos relacionados à química medicinal e suas interfaces;

4. Oferecimento de mini-cursos destinados ao entendimento dos efeitos farmacol√≥gicos, estruturas qu√≠micas, alvos e s√≠tios de a√ß√£o. As rela√ß√Ķes estrutura-atividade e propriedade e os ensaios biol√≥gicos para obten√ß√£o do par√Ęmetro farmacol√≥gico apropriado para esses estudos constituem, fundamentalmente, o embasamento desejado para o melhor entendimento das raz√Ķes da atividade;

5. Criação e oferecimento do prêmio BrazMedChem de incentivo à pesquisa em química medicinal. Em 2008 foram contemplados: Eliezer Barreiro, Adriano Andricopulo e Antonia Tavares do Amaral.

5. Em 2010, a oferecer um prêmio a estudantes de graduação que são iniciantes na ciência. Este é um evento conjunto da Pfizer e BrazMedChem2010.

© Copyright 2010 Comitê Organizador do BrazMedChem